Fazer um Tratamento de Canal?

mulher sorrindo fazendo consulta com dentista
Você usa alguma prótese?? Entenda os tipos.
2 de maio de 2017
Harmonização facial
Harmonização Facial – Tendência da Odontologia
11 de outubro de 2017

Fazer um Tratamento de Canal?

Raio x tratamento de canal

O que é e quando devo fazer um Tratamento de Canal??

O tratamento de canal (ou tratamento endodôntico) consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido com sangue e nervos encontrado na parte interna da raiz. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta ela tem que ser removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido pelo dentista. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

O Tratamento de canal tem que ser feito nas seguintes circunstancias:

• Dente quebrado;
  • Cárie muito profunda (geralmente causa muita dor e inchaço);
  • Algum dano ao dente: como um trauma forte (seja ele recente ou mais antigo) e restaurações muito profundas.

Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor e podendo o paciente perder o dente. Além disso a infecção no dente pode passar para outras partes do corpo, por isso a importância de ser tratada logo.

Geralmente o tratamento de canal é feito em uma ou até duas etapas (isso quando a infecção não é muito alta):

1. Na primeira ida ao consultório e dente é anestesiado e aberto  na da parte posterior (no dente frontal) ou na coroa (no dente posterior, molar ou pré-molar). Em seguida a polpa infeccionada é removida, o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. De uma etapa para outra o dente é fechado com um curativo.
  2. Na segunda ida ao consultório, se o não houver dor e a infecção ou inflamação estiver curada,  a cavidade da polpa e os canais são preenchidos com um material em forma de cone, selando os canais até o final da raiz. Dependendo do dente ele pode ter de 1 a 4 canais dentro da raiz.
  3. Após a finalização do canal o dente terá que ser restaurado na área aberta da coroa. Seu dentista irá definir o que será melhor para fechar a cora: uma restauração, bloco ou coroa de porcelana.

Qual a durabilidade de um canal?

Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado. Por isso as visitas periódicas ao dentista são importantes!!!

Quer saber mais sobre esse assunto???

Tem algum dente para fazer canal?????

Entre em contato conosco!!!

Estamos te esperando.

Clique Aqui (http://renoveodontologia.com.br/contato/) e envie um WhatsApp para marcar uma avaliação sem compromisso!!

Abraços,

Drª Gabriela S. Oliveira