O que é a Ortodontia??

Clareamento dental
Como faço para clarear meus dentes???
13 de março de 2017

O que é a Ortodontia??

tratamento odontológico

Os tratamentos de ortodontia  consistem em movimentar (através dos braquetes e fios) os dentes  que estiverem tortos, desalinhados e que não se ajustam entre si na mordida. Os dentes que estão tortos ou fora da mordida, além de não serem esteticamente bonitos, são mais difíceis de higienizar, aumentando assim o risco de cáries e problemas nas gengivas.

Com o auxílio da documentação ortodôntica (documentação com todas radiografias, fotos e medidas dos dentes e ossos da face) o seu dentista irá traçar o plano de tratamento do seu caso para que seja finalizado corretamente e com rapidez. Um tratamento bem finalizado com mais rapidez depende da técnica do seu dentista, do plano de tratamento, do material utilizado por ele, e da colaboração do paciente (com relação a higiene, cuidados com o aparelho na alimentação e frequência nas manutenções no dentista).

A melhor idade para se iniciar um tratamento ortodôntico é entre 8 a 13 anos de idade. Esse é o pico de crescimento dos ossos da cabeça e da face, o que facilita a movimentação dos dentes. Porém, o tratamento pode ser feito em QUALQUER IDADE!!! Na verdade, cada vez mais adultos os estão utilizando.

Há diferentes tipos de aparelhos fixos que podem ser utilizados: Os convencionais (que são os braquetes metálicos com as borrachinhas coloridas), os estéticos de porcelana (que são os braquetes de porcelana com as borrachinhas transparentes, usados para quem não quer perder a estética do sorriso branquinho) e  os aparelhos autoligados (braquetes metálicos e não se usa borrachinhas; o seu tempo de uso é menor do que os convencionais).

A placa bacteriana, o tártaro e problemas gengivais podem atrapalhar na movimentação dos dentes e retardar o tratamento. Por isso, para obter melhores resultados você deve manter uma boa higiene bucal. A higiene para quem usa o aparelho deve ser feita também 3 vezes ao dia, igual para quem não usa, porém utilizando a escova de dentes convencional macia, a escova interdental (para higienizar entre os braquetes), o fio dental  com o auxílio do passa fio (tipo uma agulha de plástico) ou superfloss (fio dental indicado para ortodontia, já vem com uma ponta mais rígida e fina para facilitar a higiene) e um enxaguante bucal sem álcool.

CURIOSIDADES

– As manutenções são feitas corretamente de 30 em 30 dias devido ser esse o tempo necessário para o dente se movimentar corretamente e seu dentista analisar o andamento do tratamento. Se as manutenções não forem feitas nesse tempo, não ocorre a sequência da movimentação dos dentes no seu tempo correto, e o tratamento atrasa.

– A pequena dor que ocorre na troca do fio é normal e não se deve utilizar analgésicos e atinflamatórios nesse momento. Essa dor ocorre devido uma pequena inflamação em volta do dente e é importante para que se inicie a sua movimentação, por isso não é recomendado o uso de remédios. A dor é pequena, suportável e  de curta duração.

Clique Aqui (http://renoveodontologia.com.br/contato/) e envie um WhatsApp para marcar uma avaliação sem compromisso!!

Venha Renovar sua saúde e seu sorriso!!! Estamos te esperando!!

Um abraço,

Drª Gabriela S. Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue Agora